Vaticano: «Millennial» Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati, amigo dos pobres, são primeiros santos do pontificado de Leão XIV (atualizada)

Cidade do Vaticano, 07 set 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV presidiu hoje à primeira canonização do seu pontificado, proclamando como santos o jovem Pier Giorgio Frassati e o adolescente Carlo Acutis, na Praça de São Pedro.

“Irmãos e irmãs, hoje é um dia de grande festa para toda a Itália, para toda a Igreja, para todo o mundo! E antes de começar a solene celebração da canonização, gostaria de saudar e dizer algumas palavras a todos vós, porque, se por um lado a celebração é muito solene, por outro é também um dia de grande alegria”, disse, antes da Missa, perante os peregrinos reunidos no Vaticano.

Leão XIV dirigiu-se, em particular, aos “muitos jovens” que quiseram participar nesta Missa.

“É realmente uma bênção do Senhor: encontrarmo-nos juntos com todos vós que viestes de diferentes países. É realmente um dom da fé que queremos partilhar”, referiu.

Prometendo passar em papamóvel entre a multidão, no final da celebração, o pontífice saudou os familiares dos novos santos, as delegações oficiais e os vários movimentos presentes.

“Preparamo-nos para esta celebração litúrgica com a oração, com o coração aberto, desejando receber verdadeiramente esta graça do Senhor. E sentimos todos no coração o mesmo que Pedro Jorge e Carlos viveram: este amor por Jesus Cristo, sobretudo na Eucaristia, mas também nos pobres, nos irmãos e nas irmãs. Todos vós, todos nós, somos chamados a ser santos. Que Deus vos abençoe”, concluiu, perante dezenas de milhares de pessoas que acorreram ao local, desde as primeiras horas da manhã, com cartazes e bandeiras de vários países.

A canonização é a confirmação, por parte da Igreja Católica, de que um fiel católico é digno de culto público universal e de ser dado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.

Este é um ato reservado à Santa Sé, desde o século XII, e é ao Papa que compete inscrever o novo Santo no cânone.

Pouco depois do início da Missa, o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Marcello Semeraro, acompanhado pelos postuladores dos jovens beatos, pediu formalmente que sejam inscritos no “álbum dos Santos”.

“Em honra da Santíssima Trindade, para exaltação da fé católica e incremento da vida cristã, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e a nossa, após ter longamente refletido, invocado várias vezes o auxílio divino e escutado o parecer dos nossos irmãos no episcopado, declaramos e definimos como santos os beatos Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis, inscrevemo-los no Álbum dos Santos e estabelecemos que em toda a Igreja eles sejam devotamente honrados entre os Santos”, refere a fórmula de canonização, proferida em latim por Leão XIV.